quarta-feira, novembro 02, 2011

crônicas - MARCAS DO TEMPO



" O tempo de Amanhã é o objetivo de uma marca a ser alcançada. O tempo de Ontem é um ojetivo que deixou marca. O tempo de Agora é uma performa-se." ( paulus )

A longevidade do ser humano esta mudando a referência do que é ser velho hoje em dia e dos limites da realização. Os avanços da ciência, da tecnologia e os progressos da medicina é possível viver mais do que há algumas décadas.

Se hoje a expectativa de vida é de 80 ou 90 anos, uma pessoa de 60 que se considera velha para sonhar está jogando um terço de sua existência. Imagina-se decretar o fim da vida sexual aos 60 anos e ficar em abstinência por três décadas ! há pessoas com 60 ou 70 anos voltando à faculdade, pois nunca é tarde para recomeçar.

Ter sentimento é ser sempre coerente, mantendo o pensamento e a atitude alinhados. Tendo como propósito manter o foco no que é importante, como por exemplo, ter como objetivo realizar-se num relacionamento.

" Você tem pincéis e tintas. Pinte o paraiso e depois entre " ( Osho )

É um grande desafio assumir perante a própria consciência o que se sentiu e pensou. Podemos enganar os outros, mas não podemos enganar a nós mesmos. Não é que não saibamos o que desejamos; na verdade, não temos coragem de assumir nossos desejos.

Negar sua verdade é pegar carona rumo ao fracasso existencial. Para viver a dimensão da mudança é fundamental expandir nossa capacidade de ter prazer.

Não viva como uma figurante, não perpetue acontecimentos que à aprisione...ah!, conceitos, moralidade, ética, amizade, comprometimento...

A plenitude vem no momento em que se vive a abundância de sentimentos. Quando há escassez de alegria, de amor e de prazer na vida, parece que esse manancial se fecha para tudo. Se não se fechar para o dinheiro, com certeza se esgotará para a saúde ou amor. Se fizermos como a àgua, que sabe ser flexível na busca de seu objetivo - mas não abre mão deles...

Há quem preserve posturas de décadas atrás Quando não havia espaço para discutir satisfação sexual, igualdade de direitos nem necessidade de realização. Quando o homem e a mulher se negam a evoluir no casamento e a aperfeiçoar-se como pessoas, estão tentando viver uma história que não existe mais.

Nas palavras de um mestre indiano; um ensinamento: ele diz " É preciso que você aprenda a morrer. Morra para aquilo que você foi. Nasça para aquilo que você escolheu viver hoje! "

Isso significa, que em vez de reincidir em atitudes que não trouxeram o resultado desejado, devemos renovar o compromisso com o essencial para nossa existência hoje.

Um dos segredos da realização é ser flexível consigo mesmo e com a vida. A partir desse momento você adquire a consciência de sua dimensão espiritual.

...Eu convido você a experimentar, demonstre querer o que já deseja.

" Não podemos mudar os ventos, mas podemos ajustar as velas. " ( ditado chinês )


( trechos compilados - viva como você quer viver) de Eduardo Shinyashiki , e outras fontes.

Nenhum comentário: