segunda-feira, junho 17, 2013

O CEO INTERIOR DE CADA UM

" VOCÊ PRECISA APRENDER A FICAR QUIETO EM MEIO À ATIVIDADE; E ESTAR VIVO, DE MANEIRA VIBRANTE, QUANDO EM REPOUSO " Indira Gandhi

Todos nós experimentamos a luta interior entre duas partes aparentemente diferentes que querem fazer coisas diferentes.
A noção de dois " Self ", reflete dois processos mentais distintos: processos mentais conscientes ou intencionais e processos mentais inconscientes, automáticos disparados por motivações externas.
A maioria dos pensamentos, como, percepções, emoções, desejos, julgamentos e comportamentos são resultantes de processos inconscientes e automáticos...
Esses conceitos nos leva a ver que, com um pouco de prática, através de vários exercícios, capacitar nosso executivo interior a escolher as atitudes corretas em vez de permitir que nossos comportamentos indesejáveis se manifestem.
No estudo da filosofia oriental, a visão descritiva do funcionamento da consciência humana, identifica diferentes níveis do processo mental de uma pessoa. Os níveis mais altos de consciência são adquiridos com  a maturidade, esforço e crescimento pessoal.
Os sábios orientais, investigam o funcionamento da mente, observando, com dinâmicas de meditação e contemplação.
Na literatura hindu, quatro níveis de consciência são descritas:
I Nível - É o corpo físico, os cincos sentidos interagindo com o ambiente. Nesse nível o comportamento dá-se a partir da necessidade física.

II Nível - A mente recebe estímulos dos sentidos e os traduz em ações, palavras, pensamentos e sentimentos. Esse nível de consciência tende a ser guiado pelas necessidades do ego e do corpo físico - A
 mente experimenta emoções e procura sensações de prazer e evita o que é desagradável.
Faz busca pela autogratificação, faz julgamentos imprudentes. Pessoas neste nível muitas vezes são inflexíveis porque estão guardando e  protegendo suas crenças, posições mentais e hábitos. Nesse nível, não percebemos os padrões de pensamento automático determinando o comportamento.

III Nível - " O intelecto " é a faculdade mental mais elevada dos seres humanos. É o instrumento do pensamento abstrato, do discernimento e das decisões cuidadoras. Ele organiza e interpreta as informações dos sentidos para equipar o discernimento intelectual e a razão.

IV Nível - A alma ou espírito, é o centro do ser, a força que anima a vida .Este é o nível mais sutil de consciência e só pode ser conhecido por algumas pessoas, que são consideradas realizadas ou iluminadas. Este é o nível mais elevado da consciência humana. Chamada de self verdadeiro, é a ligação humana com o divino. Idealmente, os diferentes níveis estão alinhados.
Quando estão em desacordo, o nível mais baixo de consciência pode parecer mais forte do que os desejos da consciência mais elevada e , assim, levar as pessoas a fazerem escolhas ruins ou fazer o que não pretendiam.
A percepção e a vivência com esses níveis de consciência nos coloca face a face com Quem- você - sempre - foi, com os Eus interior. Eles são a manifestação da lei criativa do universo, a intenção aplicada à escolha. É como plantar uma semente com o pensamento, com a vontade.
Focalizar nossa formas - pesamentos e flexibilizar nossas afirmações dentro das estruturas de crenças é transformar as intenções em realidades, passo a passo; aprender essa linguagem para reverenciar e alimentar as forças da psique que nos conectam com as forças externas do mundo real.
Fonte de pesquisas na formatação deste texto: ( Trab. de Kathleen Vande Kieft -A Fonte Interior) ( O Executivo e o Elefante - de Richard L. Daft )

Nenhum comentário: