domingo, outubro 14, 2012

REFLEXÕES A UM PASSO DO PORTAL

...A consciência viceja na quietude , na gratidão e na paz interna ...
" Quando sua vida esta repleta do desejo de ver o sagrado na vida cotidiana, algo de mágico acontece :  a vida comum se torna extraordinária , e o próprio processo da vida começa a alimentar sua alma ."
( Rabino Harold Kushner )
...Somos desafiados intelectualmente , à tornarmo - nos exploradores da mais grandiosa , a mais complexa de todas as buscas - o desenvolvimento e a preservação da mente humana...
Seria então, uma oportunidade abençoada , que , terapeutas e profissionais da área serem guardiões de segredos dolorosos , vulnerabilidades , inseguranças e medos , anseios e culpa por atos cometidos , da condição humana ?
Freud , Jung , e todos seus ancestrais - Nietzshe , Schopenhauer , Kierkegard ; mas também ; Jesus , Buda Platão , Sócrates , Galeno , Hipócrates e todos os outros grandes líderes religiosos , filósofos e médicos que desde o início dos tempos , ocuparam - se de cuidar do desespero humano ; curvariam - se benevolentes diante das palavras do poeta e ensaísta argentino , Jorge Luís Borges ( 1899 - 1986 )
No texto escrito por ele intitulado " Instantes " , - procura salientar a importância de se viver bem , curtindo todos os seus momentos bons , independente de eventuais problemas que ocorram durante a vida , procurando ter..." mais problemas reais e menos problemas imaginários . "

                                                       " INSTANTES "

" Se eu pudesse viver novamente a minha vida , na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito , relaxaria mais. Seria menos higiênico.
Correria mais riscos , viajaria mais , contemplaria mais entardeceres , subiria mais montanhas , nadaria mais rios .
Iria a mais lugares onde nunca fui , tomaria mais sorvete e menos lentilha , teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da sua vida : claro que tive momentos de alegria.
Mas , se pudesse voltar a viver ,  trataria de ter somente bons momentos , porque se não sabem , disso é feita a vida , só de momentos , não percas o agora .
Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro , uma bolsa de água - quente , um guarda - chuva e um para - quedas ; se voltasse a viver , viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver , começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua , contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças , se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas , já viram , tenho 85 anos e sei que estou morrendo . "

Borges faleceu aos 86 anos de idade , tendo sofrido de moléstia da visão desde jovem , doença hereditária , ficando totalmente cego aos 57 anos .

- Pesquisas - no trabalho de João Roberto D. Azevedo - Ficar Jovem Leva Tempo
- Outras diversas fontes biográficas

Nenhum comentário: