segunda-feira, setembro 24, 2012

PREPOTENTE , ARROGANTE... EU ?!

Falar sobre nossos comportamentos negativos é sempre embaraçoso. Imaginamos ser sempre otimistas e proativos.
Tudo bem que em um dado momento até pode ser , lá fora , a gente tem que superar limites...
É comum confundir esses dois comportamentos , pois ambos estão entrelaçados e ligados a outros sentimentos também negativos, como a vaidade.
A negação de sentimentos ; a dificuldade de relacionamento interpessoal ; apego às suas convicções ao ponto de perder o senso da realidade ; postura imponente e desprezo aos esforços alheios , sentindo-se sempre auto-suficiente nas suas decisões , são características de ambas. Que pistas temos da diferença existente desses comportamentos ?
Profissionais da área , dá a dica ; - A prepotência se refere a uma pessoa que conta vantagem daquilo que possui , que exagera para as pessoas das suas conquistas e vitórias .
Já o arrogante é alguém que se comporta de uma forma autoritária e despótica. Há pessoas arrogantes que não são necessariamente prepotentes ; não tentam impor sua maneira de ser e agir ; nem regras , porque não tem poder na relação com alguém.
Alguns psicólogos explicam que ; tanto a prepotência quanto a arrogância , são consideradas defesas para camuflar uma insegurança , mas que ao sentir-se mais seguros , essas defesas diminuem.
O problema é que essas pessoas passam a sofrer as consequências na sua estrutura emocional e que acaba refletindo no corpo físico.
Não somos perfeitos , mas perfectíveis. Nosso maior desafio é sair do comodismo . Cabe a nós mesmos pelo arbítrio e não a Deus , ao governo , ao Buda , ao padre , ao pastor , ao médium etc... fazer nossa auto-transformação através de um auto-conhecimento refletindo em uma melhor atitude como pessoa ; como cidadão ; fortalecer a nossa capacidade física , mental e espiritual.
A única atividade do espírito é pensar. Por isso , ao pensar construímos situações . A vida na terra é fruto da atitude do poder criador , e desde então somos co-criadores nesse processo de evolução.
Somos aquilo que acreditamos ser ? - Temos o que merecemos , temos o que buscamos , e temos o que obtemos com nossos pensamentos palavras e ações.
O filósofo grego Aristóteles deixou claro o seu poder no pensamento , " A grandeza não consiste em receber honras , mas em merecê-las " .
Pela lei da " Causa e Efeito " obtém o retorno de cada pensamento , palavra , expressão de sentimento ou ato praticado. Resumindo , a semeadura é livre , mas a colheita é obrigatória.
Um amigo , cristão fervoroso , afirma que ; arrogância e prepotência , ser um dos maiores pecados que o ser humano pode carregar. Por causa dele somos capazes de nos colocar em situações muito difíceis apenas para  " não dar o braço a torcer ".
No entanto , na sua benevolência , " Deus detesta o pecado , mas ama o pecador " , afirma convicto.

Nenhum comentário: