domingo, setembro 16, 2012

CASA DE ESPELHOS

" O FOGO NÃO ARDE MAIS INTENSAMENTE QUANDO A LENHA É ADICIONADA ?"      Nitiren Daishonin

Estamos perdidos como numa casa de espelhos ?
Quanto mais ruem os nossos mitos , tanto mais livres está a sombra para agir. As histórias que nos servem de apoio estão ficando frágeis.
O notíciario da manhã anuncia um acordo para beneficiar o público , o da noite revela como esse acordo foi insignificante. No dia seguinte alguém ou empresa foi beneficiada com o aumento de suas ações.
Dizem-nos que foi aprovada uma emenda para acabar com o bem-estar social tal como o conhecemos. Algum tempo após , os estatísticos revelam que , furos e concessões sindicais alteraram a composição das metas estabelecidas.
O resultado da vivência num ambiente assim feito de palavras, em que há tão poucas verdades sendo ditas e em que as poucas histórias das quais acreditamos , cedo se desfazem , passa ser a maior parte da nossa vida cotidiana. O cínismo , a dúvida e a negação passam a ser características permanentes da personalidade coletiva. Estamos cada vez mais fragmentados , porque há áreas demais a evitar em nossos dias.
Ficamos cansados e apáticos. Devemos localizar e recuperar as partes perdidas da nossa psique pessoal e organizacional , recuperarmos nossa visão e nossa vitalidade.
Qualquer idéia que subsista , torna-se mais forte , nossas emoções ficam mais superficiais e afastamo-nos de pessoas que expressem opiniões que nos levem além dos limites.
Não podemos permitir ser dirigidos pelo que negamos. Quando não examinamos nossos sentimentos , emoções , elas apenas reencenarão as mesmas coisas e nenhuma mudança acontecerá. Pode-se chamar a isso de " flutuação do paradigma " - novas idéias , a mesma coisa de sempre.
Precisamos mobilizar nossos sentimentos , prestar atenção , olhar nos olhos de quem esta falando. Não ficar pensando no que você vai dizer a pessoa , mas sim no que a pessoa está falando.
Num mundo extremamente tenso ,a ansiedade gerada revela um circulo vicioso e de comodidade com a ordem das coisas. Não devemos presumir antecipadamente a reação das pessoas ao que estamos lhes dizendo e não devemos tentar advinhar o que lhes vai na mente.Ao nos comunicar com as outras pessoas , devemos manter os interesses delas em primeiro lugar em nossas mentes , pois há um excelente motivo para isso. Todos possuimos a capacidade natural de identificar e sentir os sinais visuais transmitidos pelos outros , sinais esses que são interpretados pelo subconciente.
Sintimo-nos institivamente animados em relação aos indivíduos que demonstram um sincero interesse naquilo que estamos tentando lhes dizer. Sentimo-nos claramente pouco à vontade com pessoas que parecem estar mais preocupadas consigo mesmas.

" NOSSA INCAPACIDADE DE OUVIR É A MANIFESTAÇÃO MAIS CONSTANTE E SUTIL DA NOSSA ARROGÂNCIA E VAIDADE . "

Nenhum comentário: