sexta-feira, fevereiro 24, 2012

RELAÇÃO EM ROTA DE COLISÃO PARTE II

"Procurar ajuda quando não conseguimos resolver nossos problemas, não é sinal de fraqueza, é sinal de inteligência".
Fazer este acordo antes da situação se deteriorar evita discussões dolorosas e demoradas.
Para muitos de nossa cultura, esta pratica parece uma terrível invasão de privacidade. Porém fatos dos quais o casal possívelmente não compreende; valores que são julgamentos do ego; que se somam aos problemas já existentes.
O homem, vive de acordo com uma série de valores conscientes. Esses valores variam nas diferentes culturas, mas, sejam quais forem, encontram-se subjacente ao sentimento de vergonha se não conseguir viver de acordo com eles.
Um casal na transição dos meados da vida tende a um estado de desenvolvimento psicológico de muita reflexão e no caso da mulher emocionalmente sadia, uma época de atividade amalucada, impelida pelo medo de estar começando a descer a ladeira.
Nos casos de algumas mulheres, o estresse ocorre durante a transição de meados da vida (40-45 anos) precipita, uma crise psicológica, seja devido a problemas não resolvidos em períodos anteriores do ciclo de vida, que lhes debilita a capacidade de enfrentar situações, que lhes anula a capacidade de lidar com problemas.
E as mudanças fisiológicas que ocorrem na mulher na casa dos 40 preparando-a para o estágio seguinte da vida? Se muitas vezes a mulher não está preparada, vivenciando erronêamente este estágio de modo negativo, imaginem o homem! Ele chia com a TPM feminina; espere então, os descontroles menstruais, os fogachos da menopausa, aumento ou redução do interesse sexual...
Quer mais? Jung teorizou que, em meados da vida, a mulher começa a desenvolver o seu lado masculino "o animus", enquanto o homem passa a desenvolver o aspecto feminino, " a anima".
A revolução psíquica que ocorre no auge e no ínicio do declínio da vida; os valores e até mesmo o corpo do homem e da mulher, tende realmente a se transformarem em seus opostos.
Portanto, é muita coisa que não falaram para o príncipe e para a princesa sobre o seu futuro reinado.

Nenhum comentário: