sexta-feira, agosto 11, 2006

ALIMENTO RICO EM FIBRAS

Uma espiga de milho cozido e quentinho é sempre muito bem vinda, além de ser rica em vitaminas e sais minerais. Mas os fãs do milho enlatado também podem comemorar, uma recente pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) mostra que o consumo de milho enlatado diminui os riscos de degeneração ocular e que o milho processado pela indústria
alimentícia é muito mais indicado para a saúde dos olhos.
Uma das hipóteses para este novo dado é que para cada tipo de produto é utilizada uma variedade diferente do grão. " No caso dos enlatados, o milho usado é o doce", esclarece a engenheira de alimentos Giovanna Pisanelli de Oliveira, responsável pela pesquisa.
Mas, apesar da boa notícia para quem quer cuidar dos olhos, pessoas que sofrem de pressão alta devem tomar cuidado com o milho em lata. "Como possui conservantes e estabilizantes, ele tem mais sal do que o milho natural. Por isso, essas pessoas não podem abusar na quantidade", explica a nutricionista Denise Beltrão.
O milho causa uma sensação de saciedade e propociona uma digestão mais lenta. Isso acontece por causa da capinha que envolve o grão, rica em fibras , e o melhor de tudo, o milho tem poucas calorias.
Uma espiga tem em média 80 kcal e duas colheres de sopa, 40kcal, diz. Cuidados ao conservar:
Na geladeira, o milho suporta baixas temperaturas e, por isso pode ser mantido na parte mais alta da geladeira. O importante é não esquecer de colocá-lo em saco plástico para que os grãos não murchem. Para congelar o milho na espiga , é preciso retirar as folhas e os cabelinhos, lavar bem as espigas com uma escova macia e fazer o pré-cozimento de 3 a 4 minutos em água fervente ou 5 minutos no forno de microondas, em uma vasilha com água.
No supermecado, preste atenção na data de validade do milho. Além disso, não compre se a lata estivcer estufada, amassada ou enferrujada.

Nenhum comentário: