sábado, julho 01, 2006

COM QUANTOS ANOS VOCÊ SE SENTE?


Nem sempre a idade real bate com seu pique ou
com a imagem que você vê no espelho.
A maioria dos homens e mulheres, estão se sentindo (e parecendo) cada vez mais jovens.
Um mais um, é igual a...menos um. A conta não
faz sentido? Então, espere alguém perguntar com quantos anos você se sente. Na maioria das vezes, soma vira subtração, quando se compara a idade cronológica com a emocional.
A tendência de se sentir mais jovem cresce a cada aniversário, mesmo porque, nunca sabemos o que significa ter certa idade, até
chegarmos lá e percebermos que nossa mãe, aos 40 anos não era tão velha, quanto imaginávamos quando erámos crianças. Não é preciso ir longe para entender as razões que levam a esse rejuvenescimento emocional.
No curto espaço de uma geração, o ciclo da vida passa por transformações radicais. Embora
deixemos a infância mais cedo, hoje demoramos para amadurecer e, mais ainda, para morrer.
A energia e o vigor, as tendências da moda, o uso tecnológico, ajudam a retardar os sinais
aliás, tem relação direta com a noção de juventude. Quem se sente mais moço, lembra o próprio pique e a vontade de experimentar o futuro sem medo das reações do corpo.
Na sociedade ocidental, velho significa triste e estático, enquanto novo, quer dizer vibrante e ativo. Diante da hipervalorização da juventude, algumas pessoas, as que vivem da imagem, não se intimidam em omitir a data de nascimento, mesmo a mentira sendo flagrante. Às vezes, não abrimos espaço para processar as experiências típicas de cada fase e passamos correndo por elas, quase sem sentir.

Nenhum comentário: