segunda-feira, agosto 25, 2014

A PEREGRINAÇÃO DA PERCEPÇÃO

PENSAMENTO =    PALAVRA  -      AÇÃO
           V                           V                    V
        VIDA   =   CONHECER - EXPERIENCIAR

" Ao observar nossos pensamentos, permitindo que nossa sabedoria venha à tona, descobrimos uma sensação de tranquilidade e conforto. A vida deixa de parecer uma emergência."
Sempre me ajuda muito lembrar que EU sou o pensador dos meus pensamentos.
Pensar não é uma coisa que me acontece, como tantas vezes parece ser. Pensar, ao contrário, é algo que faço a cada momento.
Desde a última postagem, se passaram ( 240 dias ), tempo para muitas reflexões. Lembro-me de ouvir pessoas dizerem que nós temos que " nos voltar para dentro ", para encontrar a paz e a felicidade, para nos sentirmos alimentados.
Tudo que já foi escrito; os temas aqui compartilhados; talvez tenha tido relevância na experiência da existência de alguém, como tem tido para à minha. No entanto, acredito que isto funcione, desde que não hiper-analisamos nossos pensamentos e nos preocupamos com eles em demasia, enredados em suas malhas, lutando o tempo todo para encontrar respostas, aprisionados numa " paralisia analítica ."
Pensamentos " vem e vão ", muitos podem ser perturbadores. Quando sabemos que existe algo além, algo mais profundo e importante, seremos então observadores, podemos desenvolver técnicas psicodinâmicas, filosóficas, positivas, que contém ousadia, autodeterminação,reagindo com confiança e plenitude.
Quando descobrimos a ponte  da quietude e paz dentro de nós mesmo, o EU deixa de ser marionete dos conflitos e exerce sua gestão psíquica.
A vida é um grande contrato de risco. Sem riscos, a psique não teria poesia, criatividade, intenção, inspiração, coragem, determinação, espírito empreendedor, necessidade de conquista. Sem riscos não conheceríamos o sabor das derrotas nem o paladar das vitórias, pois elas seriam um destino inevitável não fruto de batalhas...
O ser humano e as sociedades modernas estão inseridas num excesso de subjetivismo. Milhões de pessoas perderam os parâmetros da realidade. Milhões de pessoas estão alimentando suas depressões, fobias, anorexias nervosas, bulimias, transtornos obsessivos etc...
Eles não resolvem o excesso de subjetivismo, que o adormece; não estruturam o EU como gestor psíquico.
Nos dias atuais, cada vez mais, o princípio da sabedoria na filosofia e na psicologia, são importantes ferramentas no choque de gestão da psique.
A dúvida é o princípio da sabedoria na filosofia; no silêncio de nossa mente, deveríamos duvidar de tudo que nos controla...
A critica é o princípio da sabedoria na psicologia; precisamos do choque psicológico no silêncio de nossa mente, criticando, analisando, ponderando, aferindo, impugnando, todos os estímulos sociais e psíquicos que nos controlam...
Vivemos de maneira tão asfixiante, em uma sociedade, que raramente as pessoas tem tempo de se interiorizar e fazer perguntas básicas sobre o funcionamento da sua própria mente. Diariamente acumulamos lixo psíquico sem saber, sem ter ciência de que é impossível apagá-la...Então aprendemos nós, a ser   "resiliente", para termos mais capacidade de suportar tensões, pressões, intempéries e adversidades para mantermos nossa integridade, preservar nossa anatomia e manter nossa essência, só assim superaremos os eventos adversos na nossa jornada de vida.
Ref. obras pesquisadas: O códico da Inteligência- Augusto Cury -  De corpo e Alma - Richard Carson, ph.d. e Benjamin Shield

Nenhum comentário: